A importância da comunicação

Comunicar é, desde a mais tenra idade, a forma de nos relacionarmos com o meio que nos rodeia e com os outros. Ao comunicarmos, estamos a partilhar algo, a trocar ideias, sentimentos e experiências.

Comunicamos, inicialmente, para satisfazer as necessidades básicas, como alimentação e o desconforto, sendo essa comunicação realizada através do choro. Mais tarde, quando iniciamos a fala, comunicamos para transmitir uma mensagem.

Comunicar é uma tarefa quase tão difícil como ser pai e mãe. É preciso estar atento ao que nos rodeia, prestar atenção ao diálogo que se está a estabelecer, porque o modo como nos relacionamos com as outras pessoas depende do nosso poder de comunicação.

Ao comunicar com a criança, percebemos porque é que aquilo que se diz nem sempre é facilmente percebido por elas. Muitas vezes, os nossos olhos, os nossos gestos e as posturas dizem mais do que as palavras, conseguindo comunicar sem precisar de falar.

Noutros casos, a forma como dizemos as coisas deixa as crianças confusas. Os gestos, a postura, o tom de voz entram em contradição com as palavras que dizemos, não nos apercebendo, muitas vezes, que não conseguimos transmitir o que pretendemos de forma eficaz.

Entre os 2 e os 3 anos, as crianças estão particularmente atentas ao que as outras pessoas fazem. Os pais, os avós, os tios, os amigos e os colegas são modelos que as crianças têm em grande consideração. Nestas idades, o “faz o que eu digo, não faças o que eu faço” funciona muitas vezes ao contrário, isto é, “faço o que tu fazes, raramente faço o que tu dizes”.

A comunicação começa e acaba em todos nós!

Meditação Infantil

A meditação infantil é uma prática que promove o fortalecimento da saúde emocional da criança e traz ótimos resultados à rotina escolar e familiar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Entende-se desta forma, que tanto o aspeto cognitivo quanto o socio emocional precisam ser contemplados na educação das nossas crianças.

Benefícios do Relaxamento?

Quando incorporado na rotina e praticado de maneira regular, o relaxamento traz inúmeros benefícios às crianças. A lista de pontos positivos é enorme: combate o stresse, alivia a ansiedade, melhora o sono, reduz a agressividade, relaxa física e mentalmente, melhora a concentração e ajuda a lidar com sentimentos como a frustração, o medo e a raiva.

Atividades de relaxamento?

Uma pausa na rotina das crianças por vezes é o suficiente para que elas tenham uma maior tranquilidade e qualidade de vida.

Estamos habituados a dizer que as crianças não têm preocupações, responsabilidades ou obrigações mas não é a realidade. As questões como o bullying, os problemas familiares, o excesso de atividades, o uso excessivo de equipamentos eletrónicos e a pressão dos resultados escolares são responsáveis por crianças tristes e ansiosas, com problemas de atenção, concentração, foco e comportamento.

A Importância das Rotinas na Vida das Crianças

As rotinas poderão estar associadas a algo menos positivo pois, para a realização das mesmas é necessária uma regularidade na realização das tarefas, obedecendo a horários, o que poderá “atrapalhar” a vida dos pais.

No entanto, os pais verificam a importância das rotinas como elementos importantes na educação dos filhos, transmitindo às crianças estabilidade e segurança, proporcionando uma melhor organização e gestão do tempo.

Num mundo que ainda lhes é estranho, as crianças precisam saber o que irá acontecer ao longo do seu dia, para se sentirem mais seguras. Esta será uma forma de controle e, simultaneamente, de aprender a gerir o tempo de acordo com as atividades diárias, a compreender as regras, tornando-se responsáveis e aprendendo a gerir conflitos, crescendo mais confiantes.

Existem rotinas que são essenciais, entre elas a hora de dormir e a hora das refeições, sendo importante distinguir o dia da noite e manter uma alimentação saudável.

É importante que as crianças mantenham os seus horários para acordar, realizar as suas atividades, brincar e dormir, mas também para manter a organização.  Por exemplo, arrumar os seus brinquedos depois da brincadeira ou arrumar o seu espaço, o quarto, a sala, ou até ajudar nas tarefas domésticas, dependendo da sua idade.

Em resumo, na vida tudo o que é imposto de forma rígida e inflexível pode não trazer benefícios.  Por outro lado, nada do que é completamente livre funciona bem. É essencial manter o bom senso, no sentido de que a rotina ajude a orientar, equilibrar e a organizar a vida das crianças, contribuindo assim para o seu sucesso.

Informação: Saídas ao domicilio aos utentes…

A Fundação José Relvas informa que retomámos a possibilidade das saídas ao domicilio aos utentes da E.R.P.I.

Estas, numa fase inicial, podem ocorrer uma vez por semana no seguinte horário: entre as 10h30 e as 18h30 (no máximo). Deverão ser comunicadas e agendadas através do contato telefónico utilizado para a marcação das visitas (926 218 027), com alguma antecedência.

Solicitamos a Vossa colaboração no cumprimento das medidas de proteção individual no âmbito do Covid 19, de forma a manter a segurança e bem estar de todos.

As saídas iniciarão a partir de amanhã (dia 13.4.22).