A importância da comunicação

Comunicar é, desde a mais tenra idade, a forma de nos relacionarmos com o meio que nos rodeia e com os outros. Ao comunicarmos, estamos a partilhar algo, a trocar ideias, sentimentos e experiências.

Comunicamos, inicialmente, para satisfazer as necessidades básicas, como alimentação e o desconforto, sendo essa comunicação realizada através do choro. Mais tarde, quando iniciamos a fala, comunicamos para transmitir uma mensagem.

Comunicar é uma tarefa quase tão difícil como ser pai e mãe. É preciso estar atento ao que nos rodeia, prestar atenção ao diálogo que se está a estabelecer, porque o modo como nos relacionamos com as outras pessoas depende do nosso poder de comunicação.

Ao comunicar com a criança, percebemos porque é que aquilo que se diz nem sempre é facilmente percebido por elas. Muitas vezes, os nossos olhos, os nossos gestos e as posturas dizem mais do que as palavras, conseguindo comunicar sem precisar de falar.

Noutros casos, a forma como dizemos as coisas deixa as crianças confusas. Os gestos, a postura, o tom de voz entram em contradição com as palavras que dizemos, não nos apercebendo, muitas vezes, que não conseguimos transmitir o que pretendemos de forma eficaz.

Entre os 2 e os 3 anos, as crianças estão particularmente atentas ao que as outras pessoas fazem. Os pais, os avós, os tios, os amigos e os colegas são modelos que as crianças têm em grande consideração. Nestas idades, o “faz o que eu digo, não faças o que eu faço” funciona muitas vezes ao contrário, isto é, “faço o que tu fazes, raramente faço o que tu dizes”.

A comunicação começa e acaba em todos nós!