Pesquisar por:

PROJETO EDUCATIVO “SENTIR, BRINCAR E APRENDER A EXPLORAR O MUNDO 2021/2024

Construir o Projeto Educativo de Estabelecimento é por um lado, assumir a autonomia que lhe é reconhecida como instituição, e por outro desenvolver um processo de identidade, fundamental para o exercício da mesma autonomia.
O Projeto Educativo é um documento que consagra a orientação educativa desta instituição, para um horizonte temporal de três anos e no qual se definem princípios, valores, metas e estratégias que nos irão orientar no cumprimento desta nobre missão: a educação e formação das nossas crianças, seja na creche como no jardim-de-infância. Pretende-se que os projetos sejam dinâmicos, capazes de se adaptar às mudanças, mas para tal devem existir momentos de reflexão entre todos os intervenientes na educação da criança, desde a direção, passando pelos educadores, auxiliares de ação educativa e pais.

Nesse sentido foi construído um questionário, com base em informações que ao longo dos últimos anos letivos, foram facultadas pelos encarregados de educação e famílias, e que pretendia de uma forma simples e breve, sondar os encarregados de educação quais os temas que poderiam ser trabalhados junto da nossa comunidade educativa, pelo Centro Infantil. Foram analisadas as respostas dadas pelos inquiridos e a sugestão apresentada incidiu sobre o seguinte tema: “Sentir, brincar e aprender a explorar o mundo”.

Assim, o projeto educativo que o corpo docente da creche e jardim-de-infância do centro Infantil da Fundação José Relvas, se propõe a concretizar para os próximos 3 anos letivos intitula-se “Sentir, brincar e aprender a explorar o mundo” e emerge da necessidade de estratégias inovadoras, cativantes e de cariz pedagógico no sentido de invocar desde cedo o exercício de sentir, brincar e de explorar das crianças que frequentam a nossa instituição. Pelo impacto positivo no desenvolvimento das crianças e porque é um desafio exequível, esperamos que a “brincadeira” comece a ser mais equacionada e mais considerada nos projetos, ideários e fundamentalmente nas práticas da educação pré-escolar.

Brincar é uma “atividade rica e estimulante que promove o desenvolvimento e a aprendizagem” (Silva et al., 2016, p.10). As crianças aprendem e compreendem o mundo através da brincadeira e fazem-no interagindo com o ambiente que as rodeia, nos seus contextos de vida. Nessa interação as crianças interiorizam o mundo, experimentam as emoções e elaboram as experiências pessoais e sociais (Neto, 2020). A brincadeira assume, assim, um compromisso muito sério e insubstituível no processo vital, de encontro consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. (Ventura, M., Mestre, A., 2021, p. 3)
Assim, por forma a promover o desenvolvimento da criança com base em experiências que incidam nas brincadeiras livres e dirigidas pelo/a educador/a, o projeto tratará três dimensões: aprender com os sentidos, aprender a brincar, aprender a explorar o mundo, que irão refletir a transversalidade do tema “Sentir, brincar e aprender a explorar o mundo”.

A brincadeira assume, assim, um compromisso muito sério e insubstituível no processo vital, de encontro consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. Deste modo, é nossa intenção pedagógica estender este projeto “Sentir, brincar e aprender a explorar o mundo”, em três temáticas que se complementam dando origem ao tema.

Serão então estas algumas das linhas orientadoras que irão conduzir o nosso trabalho educativo junto das crianças e que nos ajudarão a concretizar, com intencionalidade educativa, o projeto “Sentir, brincar e aprender a explorar o Mundo”.