A Importância das Rotinas na Vida das Crianças

As rotinas poderão estar associadas a algo menos positivo pois, para a realização das mesmas é necessária uma regularidade na realização das tarefas, obedecendo a horários, o que poderá “atrapalhar” a vida dos pais.

No entanto, os pais verificam a importância das rotinas como elementos importantes na educação dos filhos, transmitindo às crianças estabilidade e segurança, proporcionando uma melhor organização e gestão do tempo.

Num mundo que ainda lhes é estranho, as crianças precisam saber o que irá acontecer ao longo do seu dia, para se sentirem mais seguras. Esta será uma forma de controle e, simultaneamente, de aprender a gerir o tempo de acordo com as atividades diárias, a compreender as regras, tornando-se responsáveis e aprendendo a gerir conflitos, crescendo mais confiantes.

Existem rotinas que são essenciais, entre elas a hora de dormir e a hora das refeições, sendo importante distinguir o dia da noite e manter uma alimentação saudável.

É importante que as crianças mantenham os seus horários para acordar, realizar as suas atividades, brincar e dormir, mas também para manter a organização.  Por exemplo, arrumar os seus brinquedos depois da brincadeira ou arrumar o seu espaço, o quarto, a sala, ou até ajudar nas tarefas domésticas, dependendo da sua idade.

Em resumo, na vida tudo o que é imposto de forma rígida e inflexível pode não trazer benefícios.  Por outro lado, nada do que é completamente livre funciona bem. É essencial manter o bom senso, no sentido de que a rotina ajude a orientar, equilibrar e a organizar a vida das crianças, contribuindo assim para o seu sucesso.