Mudanças emocionais…


Mudanças emocionais e comportamentais na adolescência.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento que, segundo a OMS, tem inicio por volta dos onze anos.
Ao longo do período de transição entre a infância e a idade adulta, os adolescentes passam por uma séria de alterações psicossociais , mudanças na forma como o jovem pensa, como se relaciona com a família e com os seus pares, implicando assim, alterações a nível da sua identidade e aumento da sua autonomia.
Do ponto de vista cognitivo, é caracterizada por um aumento da capacidade de pensamento abstrato, de conhecimento e de raciocínio lógico. Estas alterações implicam a aquisição da capacidade de pensar sobre coisas que ainda não conhecem ou não são concretas (como o futuro e as regras morais) e estabelecer hipóteses sobre factos imaginários.
Do ponto de vista social, a adolescência é uma fase de mudanças significativas que têm sido descritas como “crise de identidade”, ou “psicose normativa”. A este nível é possível, não apenas, um desenvolvimento progressivo da autonomia, como também a construção da sua identidade. Os jovens deixam de necessitar dos seus cuidadores, para a realização das suas atividades diárias e estabelecem os seus próprios interesses, hábitos, ideias e valores, construindo a sua identidade do ponto de vista moral e ético, sexual, profissional, vocacional e social.
A tomada de decisões de forma consciente e um estilo de vida saudável durante a adolescência têm um impacto muito grande para a vida adulta.