A importância de brincar ao ar livre

Seja dentro ou fora de casa, brincar é sempre benéfico para todas crianças, independentemente do local onde a brincadeira aconteça.
Mas brincar ao ar livre tem vantagens bem especiais.
Quais os benefícios?

Cuidar da saúde mental
Meses depois de estarem fechadas em casa e a atravessar um ano letivo desafiante, os tempos exigem que cuidemos da saúde emocional das crianças.
O contacto com a natureza é rico em estímulos para a criança e muitos são os estudos que demonstram que o mesmo diminui a aptidão a transtornos de déficit de atenção ou hiperatividade, bem como estados de ansiedade ou depressão.

Cuidar da saúde física
Se antes os níveis de sedentarismo e excesso de peso nas crianças já eram preocupantes, o confinamento por causa do covid-19 veio agravar o cenário e mostrar que as crianças chegavam a passar 80% do tempo sem qualquer atividade física.
Neste ano letivo, a pandemia obrigou as crianças a passar mais tempo na cadeira, a tempo reduzido de intervalos, sendo que os últimos meses foram tempos – ainda mais – de ecrãs, e tecnologias.
O brincar reforça o sistema imunitário e, por isso, o organismo ganhará maior resistência a doenças.

Novas oportunidades de socialização
Bem sabemos que impera ainda o distanciamento social. Mas brincar ao ar livre no recreio ou na rua, proporciona novas oportunidades de socialização – oportunidades de se conhecerem melhor e de se relacionarem. É este o mote perfeito para desenvolver novos relacionamentos entre pares, potenciando também uma outra competência adquirida em contexto grupo: a capacidade de trabalhar em equipa.

De um modo geral, sabemos que os dias estão virados do avesso. Mas, no meio da inquietude, do medo e incerteza, há uma certeza: as crianças precisam de brincar. E, com tanto tempo fechadas entre paredes, precisam de respirar rua. De sentir a natureza. De ser criança.

Retirado de “Libertem as Crianças – urgência de brincar e ser ativo” Carlos Neto, 2020