Nutrição na terceira idade

. . .

Nas últimas décadas tem-se verificado um aumento da esperança média de vida na maioria dos países europeus. A população idosa está a viver mais tempo, com mais saúde, e com uma vida mais funcional.

O envelhecimento caracteriza-se por ser um processo complexo, irreversível, progressivo e natural. Este acarreta modificações morfológicas e psicológicas, mas também funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e alimentação do indivíduo.

O processo de envelhecimento acarreta um conjunto de alterações que aumentam o risco de carências nutricionais. Um estado nutricional inadequado irá contribuir de forma significativa para o aumento da incapacidade física, da morbilidade e da mortalidade.

É frequente confundir a desnutrição da pessoa idosa com sinais de envelhecimento, pelo que o seu reconhecimento é fundamental para uma correção adequada e atempada. Segundo a evidência científica é possível verificar que o risco de inúmeras patologias associadas ao envelhecimento pode ser minimizado através de uma intervenção adequada.