Pré-Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

A educação pré-escolar refere-se às crianças dos 3 anos até ao ingresso na escolaridade obrigatória e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.

Resposta Social de natureza socioeducativa, para acolher crianças entre os 3 e os 5 de idade, vocacionado para o desenvolvimento da criança. É ministrada a educação pré-escolar.

Serviços

Deste modo, o Pré-Escolar da Fundação José Relvas assegura a prestação dos seguintes serviços:

• Equipa de excelência
  • Ensino de qualidade
  • Áreas de lazer com parques
  • Material didático adequado e adaptação ao nível etário das crianças
  • Atividades extracurriculares: aulas de educação/expressão musical e aulas de motricidade infantil
  • Parceria com a Intervenção Precoce (apoio educativo, apoio social, acompanhamento psicológico, terapia da fala, enfermagem de reabilitação – serviços gratuitos)
  • Horário alargado (componente de apoio à família)
  • Ementas diversificadas e ajustadas às necessidades nutricionais das crianças
  • Transporte escolar com itinerário alargado
  • Cuidados de higiene e saúde
  • Valorização dos afetos, segurança, autonomia e bem-estar
  • Visitas de estudo inseridas no plano anual de atividades e Projeto Curricular de Turma
  • Informação contínua aos encarregados de educação sobre o desenvolvimento da criança;